Sri-Yantra.jpg

Filosofia

 

As práticas de meditação do Studio Yoga Integral SP foram trazidas da Índia pela mestre Wal Nunes e seguem a linhagem do  Sri Vidya Tantra, sob orientação do guru Lakshaman Gurukkal. Trata-se do culto à Deusa, de origem matriarcal, que é uma energia dinâmica, realizadora, acolhedora e amorosa.

Dentro da visão tradicional de Keralá, a meditação Sri Vidya Tantra prepara o corpo para o movimento das energias Shiva (masculina) e Shakti (feminina). Trabalha a força da coluna vertebral (essencial para a saúde) e energiza os Chakras (centros de consciência e energia), que são desbloqueados.

Como resultado desta prática o aluno acessa a percepção do corpo físico e energético, aumenta sua força vital, seu poder mental e sua autoestima. Isto reflete positivamente no aumento da energia sexual, no desapego a crenças limitantes, além de restaurar energias ancestrais estagnadas e romper com padrões familiares negativos.

A palavra Tantra significa expansão, expansão das energias. O aluno passa a ter contato consigo mesmo, aceitar-se e ganha forças para realizar mudança do corpo, da mente e do espírito.
Com base nos ensinamentos do Kalari, prática de luta ancestral do Sul da Índia conhecido como a raiz do yoga, o Sri Vidya Tantra utiliza técnicas de artes marciais, meditação e respiração.

 

Mestre Lakshman Gurukkal

Lakshman Gurukkal é um dos raros e reverenciados Gurus de Kalaripayattu, Ayurveda e Tantra das tradições remanescentes no Sul do Índia. Mestre e orientador da fundadora do Studio Integral SP, Wal Nunes, desde 2015.

Seguindo sua linhagem familiar, ele começou a receber os ensinamentos na tenra idade de 5 anos, sob a tutela de seu pai, Guru Veerasree Sami Gurukkal. Nestes anos de crescimento, ele também aprendeu com seu pai a arte e a ciência do Ayurveda. Ele foi condecorado pelo Ministério da Cultura da Índia com o título de Conselheiro Senior em Kalaripayattu e Natyashastra (antigo tratado indiano sobre as artes).

É pós-graduado em Advaita Vedanta pela Rashtriya Sanskrit Sansthan, conceituada universidade sob a pasta do Ministério do Desenvolvimento dos Recursos Humanos, em Nova Délhi. Trabalhou como professor de arte marcial na Universidade de Sânscrito Sree Sankaracharya, em Kerala e é diretor dos centros Hindustan KalariGram  Sangam em Calicut (de tradição familiar, fundado em 1950) e em Auroville - um centro holístico internacional de tratamento e pesquisa em Kalari, fundado em 2010, onde são treinados artistas de todo o mundo.

 

Kalaripayattu

A tradição do Kalaripayattu e seu legado: saúde, arte e espiritualidade

Kalaripayattu é a arte marcial mais antiga do oriente, tendo integrado-se (e sido integrada) profundamente ao Ayurveda. A orientação espiritual do Kalaripayattu vem do Tantra, a celebração da união de Shiva e Shakti, portanto, a união das energias masculina e feminina na consciência de alguém, no ser de alguém, através da ascensão da energia Kundalini pelos sete centros chamados Chakras, ao longo da coluna vertebral. 

Além disso, o Kalaripayattu está relacionado a certas formas de arte tradicionais do sul da Índia e ao antigo tratado sânscrito das artes cênicas, o Natyashastra, por isso trata também, em grande parte, de artes performáticas, expressões artísticas e consciência corporal.

 

Hinsdustan KalariGram é uma escola tradicional de Kalaripayattu criada em 1950 pelo patrono Guru Veerasree Sami Gurukkal. Sob sua tutela, seus filhos Shri Lakshman Gurukkal e Shri Shatrughun Gurukkal e a filha Shri Radhika Gurukkal deram continuidade ao legado e fizeram do Hindustan Kalari Sangam um dos principais centros de Kalari da região de Kerala, onde a arte é bastante tradicional. 

Desde sua fundação, a escola é reconhecida por seu valioso serviço no campo de pesquisa e cura através do Kalaripayattu e do Ayurveda. Também funciona como um centro de pesquisas para estudantes internacionais interessados na herança, arte e cultura da Índia antiga. Extraindo seus ensinamentos do Yoga, Ayurveda, Tantra e Kalaripaattu, o Kalarigram oferece um ensino personalizado, combinando um ou mais desses sistemas de conhecimento. 

Mais informações: https://kalarigram.org/about

 

FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM YOGA - STUDIO INTEGRAL SP

Mais informações: (11)  94827-5463 | contato@studiointegralsp.com